Praticamente todas as cidades têm algo que as represente através do mundo todo, não é mesmo?! Buenos Aires não é diferente! O Obelisco é um monumento histórico com muita representatividade para a cidade.
A visita até este local durante sua viagem à capital argentina é basicamente uma obrigatoriedade. Além de todo o clima cultural e memorável que o local proporciona, a foto em frente à escultura é clássica!
É como ir ao Rio e conhecer o Cristo, Paris e a Torre Eiffel, São Paulo e o MASP… Já viu que não dá para perder, né?!
Pensando nisso, a Fully Viagens vai contar um pouquinho mais sobre a história do Obelisco de Buenos Aires. Além disso, vamos mostrar curiosidades que irão despertar ainda mais sua vontade de conhecer o local. Dá uma olhada! 😉
A história do monumento argentino
A construção do Obelisco foi um presente aos 400 anos da fundação de Buenos Aires. Com período de construção surpreendente (de março a maio de 1936), a obra foi estruturada pelo arquiteto Alberto Prebisch.
O local onde foi erguido o monumento é onde a bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez em território argentino.
Além disso, seu endereço é o ponto de cruzada das duas principais avenidas da cidade — 9 de Júlio e a Avenida Corrientes. O encontro destas duas avenidas é um polo de riqueza cultural e comercial argentino. Ali temos a “Plaza de la Republica”, uma das principais praças da cidade.
É possível avistar o Obelisco de diversos pontos do centro da cidade, devido à sua altura de incríveis 67,5 metros.
Curiosidades sobre o Obelisco
O Obelisco de Buenos Aires traz história em sua construção, mas também fez a sua própria no decorrer dos anos.
Isso porque durante seus primeiros três anos de existência, a Câmara dos Vereadores local decretou que o monumento deveria ser demolido. No entanto, a decisão foi anulada pelo intendente daquela época — a história agradece!
Na atualidade, o Obelisco traz consigo outras duas características bastante marcantes para a cidade.
A primeira é que ali tornou-se um marco para grandes manifestações políticas e sociais, além de comemorações de torcidas esportivas. Afinal, o futebol na Argentina tem tanto significado quanto para nós aqui no Brasil!
Em segundo lugar, podemos destacar as várias “carinhas” que o Obelisco recebe. Isso porque através dele, a cidade realiza homenagens visíveis a nível mundial, bem como abraça campanhas de conscientização, vestindo o monumento.
A visibilidade é gigante, como no Cristo, RJ, e na Estátua da Liberdade, NY, por exemplo.
Outra curiosidade do Obelisco é que ele possui uma única porta de entrada, de frente para a Avenida Corrientes. Logo atrás, está a escada que leva ao topo, com 206 degraus (divididos entre 7 paradas de descanso).
No topo, há um mirante com quatro janelas para todas as direções da cidade.
Vem conhecer o Obelisco de Buenos Aires e muito mais com a Fully
E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o Obelisco argentino? Dá uma olhada nesses outros posts e prepare-se para sua viagem à Argentina:
-> La Casa del Dulce de Leche – doces argentinos em um só lugar
-> Aposte na diversão: conheça o Cassino Flutuante de Buenos Aires
-> Um show de sabores e tango: conheça o Madero Tango
Seu pacote para Buenos Aires está aqui e promete ser incrível! Acesse nosso site e confira!